Construindo um Robô desenhista com Drives de CD ROM e Raspberry Pi

21/07/2015 07:49

Talvez você não saiba, mas o seu velho drive CD ROM é um tesouro cheio de componentes. Lá dentro você encontrará, imãs ráros(neodímio), engrenagens e bobinas. Visão futurista o bastante para você construer uma gama de coisas úteis, pincipalmente seu próprio robô desenhista CNC ;)

A prova disso porá ser vista nesse post adaptado da revista MAKE, no qual Norbert Heinz abriu um par desses drives, os empilhou perpendicularmente, adicionou motores de passo e pontes H e controlou essa criação através de um Raspberry pi

O resultado é uma impressora CNC de caneta que pode mover-se sobre um eixo X / Y. Para levá-la mais longe e adicionar a capacidade de ter a caneta automaticamente levantada a partir da superfície (no eixo Z), Norbert acrescentou um servo simples para levantar ou soltar o braço de metal leve, que atribui a caneta para a unidade. Você pode encontrar o passo a passo completo da montagem nesse POST AQUI, juntamente com o vídeo demonstrativo.

Particularmente gostei bastante desse projeto, tanto pelo seu tamanho reduzido quanto pela sua reutilização criativa e de baixo custo. Também é interessante ver como Norbert tomou passos para tornar o dispositivo portátil, incluindo um adaptador Wi-Fi para enviar dados de imagem bitmap para o Pi, e adicionando uma bateria de chumbo-ácido para obter energia suficiente para ambos os motores. Dito isto, se você não tem uma bateria grande acessível, o projeto pode rapidamente sair do chão com poder de bancada de alimentação convencional ou provavelmente até mesmo uma fonte de tensão externa.

Então mão a obra e coloquemos nossa criatividade para funcionar!!

Veja abaixo o vídeo demonstração!!